quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SIGAM-ME OS BONS, OU SEJA, OS FÃS DE CHAVES E CHAPOLIM!



É o grande curinga do SBT! Desde 1984 quando começou a ser transmitido pela TV de Silvio Santos, o seriado Chaves obtém excelentes índices de audiência. Criado por Roberto Gomez Bolaños, em 1971, no México, foi logo adaptado para os quadrinhos, sendo publicado também em países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Porto Rico e Estados Unidos. No Brasil, a revista do Chaves começou a ser publicada em setembro de 1990, pela Editora Globo. Curioso, pois batia a TV Globo em audiência, mas foi publicada pela própria editora do grupo. Investindo fortemente no mercado de gibis infantis, em uma época que pipocavam títulos de hqs baseados em apresentadores e programas de TV, a Globo decidiu não importar as hqs já publicadas lá fora, mas sim, iniciar uma produção própria por aqui. Chamaram Ruy Perotti, um dos maiores desenhistas de hqs do Brasil, criador de personagens como Sugismundo, Satanésio e Variguinho, para produzir o gibi, através de seu estúdio, o Signo Arte. O estúdio Cartoon, dos irmãos Roberto e Rosana Munhoz também foi convidado, respondendo por roteiros e desenhos.
Porém, com a saída de Perotti logo no início do projeto, a Globo confiou a produção a Eduardo Vetillo, um dos maiores quadrinhistas brasileiros, desenhista do faroeste CHET, SPECTREMAN, OS TRAPALHÕES, URTIGÃO e muitos outros. Através de seu estúdio INART, Vetillo montou uma equipe para produzir as revistas, que contava com nomes como Rosana Valin, Sérgio Morettini e Vanderlei Feliciano, só para citar alguns. Além da revista mensal, tinha os almanaques e o álbum de figurinhas. Era um enorme sucesso, com vendas sempre acima de cem mil exemplares! Certa vez, contando com o sucesso do programa homônimo no SBT e a vendagem da revistinha, Vetillo sugeriu a Editora Globo a produção
da revista do Chapolim, personagem também muito querido do público e que merecia uma revista própria. --Você dá conta? -- perguntaram a ele. Com a afirmação, começou então a produção do título do CHAPOLIM, que chegou as bancas em junho de 1991, tornando-se outro grande sucesso da casa.

A partir daí a GLOBO decidiu dividir a produção das histórias com o estúdio TANGO, de Sérgio Morettini, que passou a fazer as hqs do CHAVES, ficando as histórias do CHAPOLIM com Eduardo Vetillo pelo INART. Morettini, grande desenhista argentino radicado no Brasil, montou o estúdio apenas para produzir a revista. Profissional experiente, dos quadrinhos DISNEY, TRAPALHÕES, XUXA, e o AMIGO DA ONÇA, contou muitas vezes com o trabalho de artistas como Marcos Uesono e Rosana Valin na arte final. Vetillo, por sua vez, contava comigo na colorização e Vanderlei Feliciano na arte final. Vale lembrar que as duas revistas traziam hqs dos dois personagens, porém sempre com mais histórias do personagem título.

CAPA DO NÚMERO 12 DE CHAPOLIM. DESENHO DE EDUARDO VETILLO. CORES MINHAS.

Foram publicados 32 números do Chaves e 15 do Chapolim entre os anos de 1990 e 1993.
Houve também a publicação de vários números da série GIBIZINHO, com Chaves e Chapolim. Eram revistinhas de 32 páginas no formato de bolso (9,5x13,5 cm) publicando todos os personagens nacionais da casa, como Sérgio Mallandro, Xuxa, Mônica, Cebolinha, e Turma do Arrepio.

CAPAS DA SÉRIE GIBIZINHO

Como toda a criação das hqs era feita por aqui, pôde-se colocar os personagens em situações e ambientes bem brasileiros, como é o caso da hq abaixo. Nela, o Chapolim contracena com lendas do folclore brasileiro, como o Saci e a Iara e envolve-se na luta pela preservação da mata atlãntica e dos animais em extinçâo.

PÁGINAS DA HQ "SOS MATA ATLÂNTICA" PUBLICADA EM CHAPOLIM 13. DESENHOS DE EDUARDO VETILLO. COLORIZAÇÃO FEITA POR MIM.

Tanto CHAVES quanto CHAPOLIM foram grande sucesso de vendas e só pararam por causa dos tempos bicudos que se vivia, pós impeachment do então Presidente Fernando Collor. Morettini chegou a contar que foi com o trabalho feito para as revistas do CHAVES, que comprou seu próprio apartamento em São Paulo, e fixando residência aqui, pode desenvolver muitos outros trabalhos de sucesso, como o seu próprio personagem, o MICO LEGAL, pela Editora Escala (prêmio HQ MIX de melhor revista infantil de 2001).
Vetillo reafirmou seu potencial como desenhista, sendo inclusive elogiado pelo próprio Roberto Gomes Bolãnos, em uma breve visita ao Brasil.
As revistinhas são disputadas a tapas em sebos e lojas virtuais. Afinal, marcaram época e deixaram saudades. Na década de 2000, surge o desenho animado do CHAVES, produzido pelo filho de Bolãnos e também exibido pelo SBT. Na esteira do sucesso do desenho, veio um novo álbum de figurinhas, publicado pela Editorial Televisa e lançado aqui pela Panini. Os personagens vieram em novo traço, bem diferente daquele dos anos 1990. Criou-se uma expectativa pelo retorno da revista em quadrinhos nesse novo traço, o que ainda não aconteceu.
CAPA DO ÁLBUM DE FIGURINHAS, BASEADO NO DESENHO ANIMADO DO CHAVES. DÉCADA DE 2000.

Ultimamente os personagens criados por Bolãnos, tem sido muito lembrados, pois o SBT está comemorando 30 anos. Foi produzido um programa especial, com os atores do casting do SBT interpretando os personagens da vila do CHAVES, contando também com uma reprodução fiel do cenário original do programa. Afinal, um dos grandes responsáveis pelos 30 anos de sucesso da rede de Silvio Santos, é o nosso querido Chaves e o impagável Chapolim.
Para finalizar, veja abaixo a reprodução de um trecho da hq "QUEM PODERÁ ME AJUDAR", onde o próprio roteirista das hqs do Chapolim, clama por sua ajuda, já que ele perdeu os roteiros que entregaria para a editora. Porém, Chapolim se vinga dele, quando descobre que as enrascadas em que sempre aparecia, era fruto de sua imaginação. Pois é, ele não contava com sua astúcia!
NESSA AVENTURA QUE SE PASSA DENTRO DA EDITORA GLOBO, EDUARDO VETILLO HOMENAGEOU O PESSOAL DA REDAÇÃO. FLÁVIA CECCANTINI, SOLANGE LEMES, GISLEINE DE CARVALHO ENTRE OUTROS VIRARAM PERSONAGENS DA HQ. PUBLICADA EM CHAPOLIM 14 (JULHO DE 1992).

3 comentários:

  1. Grande Alexandre!!!!!!!!
    Rapaz, voltei de uma viagem da Coreia do Sul (da' um bico nos meus blogs) e estou atualizando tudo, posso postar esse seu artigo no Blog do Vetillo?
    Bracao

    ResponderExcluir
  2. Bira, claaaaro que pode postar no blog, sem problemas. Fiquei sabendo da tua viagem pelo Vetillo. Vou dar uma olhada lá nas novidades! Parabéns, rapaz! Vai no HQ MIX? se for a gente se encontra lá! Sucesso sempre! Abração e obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alexandre, muito legal seu blog. Obrigado pelo comentário lá no meu bloguinho, é uma honra para mim, a sua participação. Você é um grande artista, e o seu trabalho em A Patrulha do Universo é sensacional. Gostaria de vê-lo novamente em ação nos quadrinhos Disney, sei que é um sonho, mas, grandes projetos nascem assim. Abs. e tudo de bom. Paulo

    ResponderExcluir