O lançamento da série PATETA FAZ HISTÓRIA nas últimas semanas, trouxe de volta ás bancas uma das séries de maior sucesso da história das hqs Disney mundiais.
O volume 1 começa com Leonardo da Vinci, e segue com Cristóvão Colombo, Galileu Galilei, Vasco da Gama, e por aí vai, num total de 37 paródias biográficas. Especialmente o VOLUME 5, em que o Pateta encarna Benjamin Franklin e Gustave Eiffel, é o tema desta matéria, pois elas só haviam sido publicadas por aqui em uma série intitulada PATETA É EM INGLÊS, e é essa história que eu vou contar.
Em novembro de 1989, o ESTÚDIO DISNEY que funcionava dentro da Editora Abril Jovem, criando e exportando mais de duas mil páginas de hqs para vários países, lançou nas bancas a série PATETA É. Composta de quatro edições, em formato grande, trazia histórias em inglês acompanhadas de um encarte com a tradução. Destinada não só ao público infantil, a ideia era que o adulto que também curtia Disney, treinasse o seu inglês se divertindo com seus personagens preferidos.
PATETA É trazia ao público novas histórias da já aclamada série PATETA FAZ HISTÓRIA, criada na década de 1970 no estúdio do animador e quadrinista argentino Jaime Diaz, sob encomenda do Disney Studio dos EUA. Eram sátiras históricas estreladas pelo Pateta e a primeira saiu por aqui na revista Almanaque Disney, em abril de 1978. Era LEONARDO DA VINCI, a mesma que reestreia a série neste ano de 2011.
A redação Disney, comandada pelo ex-roteirista Júlio de Andrade Filho, tinha como Diretor Editorial o grande Waldir Igayara de Souza, um dos primeiros a desenhar hqs Disney no Brasil. Eles escolheram para para o número 1 de PATETA É, a biografia de GUILHERME TELL, e decidiram também que a colorização deveria ser especial, bem ao estilo das graphic novels que tanto faziam sucesso na época. Para isso entregaram as cores das 4 edições para o desenhista Isamu. Porém, devido ao seu estilo bastante detalhista e meticuloso, foi necessária a sua substituição já no número1, bem no meio da produção, para que os prazos, sempre apertados fossem cumpridos. Artistas da casa, terminaram a edição.
Uma das peças da campanha de lançamento. Publicado na revista VEJA.
Compare essa página, reproduzida da coleção PATETA FAZ HISTÓRIA, volume 5 (ano 2011), com a reprodução abaixo (Coleção PATETA É, ano 1990). As tonalidades são as mesmas, mas o tratamento de cores é diferente.
Página de PATETA É BENJAMIN FRANKLIN, ano 1990. Colorização de Alexandre Silva.
O número 3 (DR. JEKILL), foi colorido por duas artistas novatas, freelancers da casa. O último número da série traz a hq BENJAMIN FRANKLIN (também publicada agora no Volume 5). Euclides Miyaura, grande desenhista Disney, chefe de arte da redação, meu amigo e compadre, me chama para colorizar a edição inteira!!! A referência para colorir era a edição original americana, ou seja, não podíamos criar nada, mas sim, baseado no original com cores chapadas, "trabalhar" essas cores, com nuances, texturas, focos de luz, sombreados, etc. O resultado era uma verdadeira Graphic Novel! Foi assim que o jornal FOLHA DA TARDE, definiu a série, como você pode ver a seguir.
Reprodução de um trecho da matéria escrita pelo jornalista Marcelo Alencar sobre o lançamento de PATETA É. Jornal O ESTADO DE S. PAULO, Caderno 2, 18/11/1989.
E assim, PATETA É, publicou entre 1989 e 1990, quatro das hqs que vcs viram e verão ainda na nova série PATETA FAZ HISTÓRIA, lançada em agosto de 2011, pela Editora Abril. Publicou de uma forma diferente, como edições especiais, Graphic Novels. O VOLUME 5 lançado agora, foi de grande surpresa pra mim, pois em uma só edição publicou as DUAS hqs que eu colorizei a 20 anos atrás. Meu trabalho se perdeu no tempo, porque, devido ao método antigo, nunca mais será publicado. Mas vale aqui o registro, para que os colecionadores e novos leitores saibam como era feito os quadrinhos Disney lá atrás, bem antes do computador. Paulo Maffia merece os parabéns pela nova série, belíssima, bom acabamento, papel e impressão idem, e por resgatar esse grande clássico das hqs Disney, que merece figurar na estante dos grandes amantes das hqs!
Oi Alexandre, tenho esse Pateta É... nº 2 com a sua participação e gosto muito dessa revista. Esse formato grande é bem legal de ler também e dá pra apreciar melhor a arte. Também estou colecionando a nova coleção PFH. Gostei demais dessa postagem. É muito legal para nós, colecionadores e fãs, termos essa proximidade com vocês, os artistas, que dão vida aos personagens queridos de nossa infância. Abs. Paulo
ResponderExcluir