O quarto volume da Coleção HQ SARAIVA nos apresenta uma releitura de quatro contos clássicos da literatura universal, tendo como tema a figura mítica do Diabo. Cada conto traz uma atmosfera diferente, uma interpretação diferente para o demo. Seria fácil de imaginar quatro artistas distintos para cada um deles. Porém, ao se deparar com um único nome na capa, que aliás não só os ilustrou como também os adaptou, o leitor deverá ficar curioso ao saber mais sobre um cara que agora assina simplesmente SOUD.
Nome pequeno, para a sua grandiosidade como pessoa e como artista.
Ele já foi Rogério de Jesus.
Era assim que o jovem desenhista carioca começava a assinar seus primeiros trabalhos na área das histórias em quadrinhos. Indicado por seu amigo, o também carioca Fernando Bonini, iniciou sua carreira na revista MORANGUINHO, uma das muitas licenças que a Editora Abril detinha e que lhe permitia produzir suas histórias por aqui.
Em 1988, quando decidiu trocar o Rio por São Paulo, passou a colaborar com o estúdio START de Walbercy Camargo, como cleanup (limpar desenhos). Mas os quadrinhos eram a sua paixão e logo Primaggio Mantovi, na época diretor da redação de quadrinhos da Abril, acenou com um contrato fixo para participar de um novo lançamento da casa.
Páginas de HQs desenhadas por Rogério Soud, para as revistas OS TRAPALHÕES e
AS AVENTURAS DOS TRAPALHÕES - Abril Jovem
AS AVENTURAS DOS TRAPALHÕES - Abril Jovem
O título em questão era OS TRAPALHÕES, em uma nova versão onde os humoristas de sucesso da TV eram retratados como crianças. O gibi fez enorme sucesso, chegando a alcançar a marca de 76 edições, lançadas entre 1988 e 1993.
Já demonstrando sua versatilidade, Rogério desenhou inúmeras hqs, não só dos TRAPALHÕES, como também de SÉRGIO MALANDRO, ZÉ CARIOCA e PATO DONALD. Recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo nas categorias Destaque e Melhor Desenho.
Com o declínio do mercado de HQs ocorrido a partir de 1995 e já assinando como Rogério Soud, decidiu partir para a ilustração de livros, seguindo um caminho já escolhido por outros artistas da área, como Rodval Matias, Mozart Couto e Carlos Avalone.
Capa de A SOBRINHA E O POETA de Stella Maris Rezende - Editora Globo
Ilustração para livro didático
A partir daí foram muitas obras ilustradas, entre livros didáticos e infantis. Misturando técnicas, pesquisando e se aprimorando, ele surpreendia a cada trabalho, apresentando sempre um novo olhar, uma nova interpretação para cada obra.
Foi indicado ao NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) pelas ilustrações do livro Say a Little Prayer, escrito pela cantora americana Dionne Warwick. Ganhou assim o selo Gold Medal recipient for Mom's Choice Awards.
SAY A LITTLE PRAYER, livro infantil de autoria da grande cantora americana
Dionne Warwick, com ilustrações de SOUD
Dionne Warwick, com ilustrações de SOUD
Dionne Warwick, interpretando a canção-título do livro
O encontro de Dionne Warwick com Rogerio Soud, em São Paulo, 2009.
DA COSTA DO OURO, de Raimundo Matos de Leão - Coleção Jabuti - Editora Saraiva
Ilustração feita para a obra CANGAÇO de Julio Emílio Braz e
Wanderley Loconte - Editora Saraiva
Wanderley Loconte - Editora Saraiva
Com ilustrações de Rogério Soud, a ROCCO lançou
O LEÃO DE TANTO URRAR DESANIMOU, de Paulo Valente
O LEÃO DE TANTO URRAR DESANIMOU, de Paulo Valente
De tanto traduzir visualmente inúmeras obras de vários escritores, arriscou-se a interpretar uma música através de seus traços.
Assim surgiu O VÔO DA ASA BRANCA (Prumo, 2012), seu primeiro livro como autor.
A obra apresenta o clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, gravada pela primeira vez em 1947, traduzida em belíssimas ilustrações e sem texto. O prefácio é de Rolando Boldrin.
Com esse trabalho muda pela terceira vez sua assinatura, passando a ser apenas SOUD.
Capa e ilustrações internas de O VÔO DA ASA BRANCA - Editora PRUMO
A música do livro....na voz do Rei do Baião
Em 2013 acontece a sua volta às origens, à sua paixão de garoto, que são as HQs!
Em O ANJO CAÍDO, Soud mergulha na Europa Medieval e nos apresenta a difícil situação de seus habitantes, que em sua maioria, viviam na pobreza em condições precárias. Com isso, a figura do Diabo aparece, propondo sempre um pacto em troca de uma vida melhor. Esse é o mote dos quatro contos que permeiam a obra.
Para traduzir isso em imagens, Soud pesquisou uma paleta de cores em que predominam o amarelo e o marrom, combinando com um traço forte e consistente. Para cada conto, uma interpretação diferente da figura do tinhoso, que já aparece na abertura de cada um deles, em imagens aterrorizantes.
Página da obra O ANJO CAÍDO - Coleção HQ SARAIVA
Isso é mais uma mostra da versatilidade do artista, que também imprimiu um clima diferente para cada história, através de técnicas elaboradas na tela do computador. Sim, todos os desenhos foram feitos e coloridos digitalmente.
O resultado é impactante e nos apresenta a maturidade do artista em um de seus melhores trabalhos.
Tive o enorme prazer de assinar o texto de quarta capa deste belo trabalho, que representa a volta de SOUD à sua paixão, que são as HQs.
Página da obra O ANJO CAÍDO - Coleção HQ SARAIVA
Curioso? O álbum já está nas livrarias.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5000121
Curioso também é observar que à medida em que foi simplificando sua assinatura,
esse cara foi crescendo cada vez mais como artista.
esse cara foi crescendo cada vez mais como artista.
SOUD. Guarde bem esse nome, pois muita coisa boa vem por aí.
Lançamento de O VÔO DA ASA BRANCA, na Livraria da Vila.
Quer conhecer mais sobre seu trabalho?
Acesse:
http://www.rogeriosoud.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário