domingo, 1 de janeiro de 2012

GEMINI8, UFFO E GAROTO VIVO: 2012 COMEÇA COM RENOVAÇÃO

Renovação. É a palavra de ordem para 2012, pelo menos na Editora Abril, que nos surpreende beeeeem no finalzinho de 2011, com três novos títulos nas bancas. E o que é melhor: todos são produções nacionais. Dois deles, UFFO e Garoto Vivo, são respectivamente o primeiro e o segundo lugar do PRÊMIO ABRIL DE PERSONAGENS, concurso criado pela casa em 2010, com o intuito de revelar novos personagens infantis. Foi organizado pelo pessoal da Revista Recreio e contou com a parceria da ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão). UFFO é uma criação de Lucas Lima (da tira Nicolau e seus vizinhos) e Garoto Vivo é produzido pelo Estúdio Triboulet de Fabricio Pretti. Gemini 8 é uma criação da TV PINGUIM, que já tinha contrato com a Abril por conta da série Peixonauta, publicada no formato livro e em álbum de figurinhas. GEMINI 8 nos foi apresentado de modo inusitado. O número zero da revista, foi disponibilizado no site da revista Recreio, apresentando uma introdução á trama. Em outubro, saiu o número 1, que ficou poucos dias nas bancas (sorte que comprei a minha!) e em seguida foi recolhido. Ninguém deu explicação alguma. Inclusive na contracapa da mesma, era anunciada a revista UFFO para novembro. Também não aconteceu. Só no último dia 29 de dezembro, é que a revista voltou às bancas. Acompanhada das outras duas, a revista não era a mesma. Nova capa e conteúdo modificado. Para quem viu a edição que saiu em outubro, percebeu que a arte foi mudada. Primeiro, foi incluída na edição, a hq introdutória da internet. Segundo, os desenhos ganharam traço preto. A edição antiga, parecia um desenho animado quadrinizado. Tudo muito bonito, mas, efeitos e nuances nem sempre funcionam em tamanho reduzido e papel jornal.

Página da edição 1 de GEMINI 8, de outubro.


Mesma página, na "nova" edição 1, de dezembro. Traço preto nos desenhos e mudanças nos diálogos.

Ao que me parece, para esse "novo número 1", houve uma direção de arte de quem entende de quadrinhos. A colorização foi refeita, pelo excelente Fernando Ventura e equipe. E a revista saiu das mãos da equipe de Recreio e passou para as mãos da turma que cuida das revistas Disney. Opa, achamos os responsáveis.
Boa sorte para quem conseguiu comprar a edição de outubro, pois acabou ficando com DOIS números 1! Item de colecionador! Só não sei quem "pagou o pato" na editora, por deixar imprimir e distribuir uma edição, que, ao que me parece tinha problemas.
UFFO e GAROTO VIVO também são bem produzidos. Frutos do concurso criado pela editora, apresentam bons desenhos e roteiros e merecem uma espiada nas bancas, apesar das histórias serem as mesmas disponibilizadas na internet, para votação do público na época do concurso. Porém, não adianta só colocar nas bancas. É necessário uma ampla divulgação (a Abril tem força para isso), aparecer em outras mídias (tv, internet) e publicá-los com regularidade. Os três já tem website no portal da revista Recreio e também estão na revista impressa no formato tiras. Gemini 8 já tem versão animada para tv. Vamos aguardar a resposta do público. Com o apoio e divulgação da Recreio, pode dar bons resultados. È louvável a atitude da Abril em voltar a apostar nos quadrinhos nacionais infantis. Ela, que na década de 1970, apostou no então iniciante Maurício de Sousa e lançou tantos outros títulos ao longo das últimas décadas, parece voltar á velha forma de precursora do talento nacional.
Já houve várias tentativas por parte de algumas editoras em lançar novos personagens brasileiros. A mais recente foi em 2000, com a série GRAPHIC TALENTS da Editora Escala. Mas isso já é assunto para a próxima matéria.

6 comentários:

  1. Caro Alexandre,
    Olá,como vai?
    Sou um grande entusiasta das HQs brasileiras
    e espero que este projeto da Abril venha a render bons frutos.Espero que faça sucesso e venha a surgir outros títulos.Ah,sim...eu tenho a coleção GRAPHIC TALENTS quase completa.Só não tenho aquela edição do Leleco!
    Gostaria de você tam bém visitasse minha página no DEVIANTART. Acabei de postar um fanart que é uma releitura( melhor dizendo: UMA MODERNIZAÇÃO) dos personagens ESCOVÃO & FOFURA,do saudoso ELY BARBOSA. Gostaria que você visse e desse a sua opinião! Eis o link:
    http://dyel75.deviantart.com/art/fofura-277578526

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dyel..desculpe a demora em responder...eu vi seu desenho e gostei muito....me dá muita saudade da personagem, pq eu trabalhei no gibi dela...abração

      Excluir
  2. Olá, Alexandre, gostei da postagem. Estou muito interessado neste concurso da Abril. Tenho meus personagens e já estou preparando o material para enviar. Você pode conhece-los, basta acessar o blog da Turma do Guaraná.
    http://guaranaeturma.blogspot.com

    Grande Abraço, amigo.

    Paulo Alves

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos personagens, cara!! Acessei e gostei muito! Nao deixe de participar do concurso! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  4. Blog exclusivo Revista Crás!: www.revistacras.blogspot.com

    ResponderExcluir