quinta-feira, 30 de junho de 2011

O MUNDO MARAVILHOSO DE ELY BARBOSA



Tudo tem um começo. Tudo tem uma explicação. Até nas hqs, os personagens nascem, e vão se desenvolvendo aos poucos. Em muitos títulos, no número 1, são apresentados os personagens, os vilões, as tramas e como os seus heróis nasceram, como conseguiram tais poderes e por aí vai. Mas comecei tocando nesse assunto para falar de uma edição que é muito difícil de se achar, mesmo em sebos. Estou falando do número 1 de CACÁ E SUA TURMA, lançamento de fevereiro de 1977. A Editora Abril resolveu investir nos personagens, devido ao sucesso de suas aparições no Programa Sílvio Santos, transmitido aos domingos pela TV Tupi e Record, através de vinhetas, animações e também pelo sucesso da coleção de livros SÍLVIO SANTOS PARA CRIANÇAS, editada pela Bloch, onde os personagens Lili e Dentinho interpretavam clássicos da literatura infantil, narrados pelo apresentador Sílvio Santos.
Esse primeiro número de CACÁ, é também a primeira revista em quadrinhos de Ely Barbosa, desenhista e publicitário que fez carreira nos comerciais de TV (quem não se lembra da "pulguinha dançando iê, iê, iê" da DDDRIN), e produziu o primeiro desenho animado a cores do cinema brasileiro, As aventuras do Tio Maneco. Ely começou a investir em hqs, depois que Sílvio Santos desistiu de produzir junto a ele um desenho em longa metragem com os personagens de Monteiro Lobato.
Na primeira história de CACÁ E SUA TURMA nº 1, é contada a origem das fantasias que os personagens Lili e Dentinho vestiam nas vinhetas para a tv, e nos comerciais. Fantasias encantadas, que transportavam os personagens para um mundo cheio de magia e encantamento.
Na segunda, "Edgar, o incrível sapo cantor", o mesmo personagem da coleção de livrinhos da Bloch estava de volta, com uma curiosidade: o apresentador Silvio Santos e seu braço direito Luciano Callegari virariam personagens de hq. A história se desenrola durante a gravação do programa Show de Calouros, para onde Cacá, Lili e Dentinho levam o tal sapo Edgar para tentar a carreira artística.

Nessa época Ely trabalhava com Silvio, que era dono dos "Studios Silvio Santos de Cinema e Televisão", que ocupavam o antigo endereço da extinta TV Excelsior, na Vila Guilherme. Também nessa época, Silvio acabava de ganhar a concessão de um canal de tv, inicialmente no Rio de Janeiro, e que depois tornou-se o SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, com sede em São paulo. O roteiro é hilário, com grandes sacadas.


Página da hq, EDGAR, O INCRÍVEL SAPO CANTOR, onde se pode ver os "personagens" Silvio Santos e Luciano Calegari, CACÁ, n. 1, fevereiro de 1977.

Na terceira, é contado o nascimento do João Banana, um dos personagens mais populares de Ely, e na quarta hq, a origem do Escovão, o coelhinho amarelo, namorado da Fofura, que tanto encantou as crianças.
Com tudo isso, essa edição torna-se mais do que especial. Ela é o início do "MUNDO MARAVILHOSO DE ELY BARBOSA", que se materializou em dezenas de produtos no mercado.
De calçados, camisetas e brinquedos, a jogos de cama e velas de aniversário.

Essa primeira fase da revista durou 8 números, saiu de circulação e só voltou as bancas em fevereiro de 1980 pela Rio Gráfica e Editora (atual Editora Globo). Nessa segunda fase ganharam mais destaque Os Íncriveis Amendoins e os Tutti Frutti. Devido ao sucesso, os personagens chegaram à televisão em 1983, nos programas TV TUTTI FRUTTI e BOA NOITE, AMIGUINHOS, produzidos pelo Estudio Ely Barbosa e veiculados pela TV Bandeirantes. Na esteira do programa chegou às lojas o LP "A MÚSICA MARAVILHOSA DA TV TUTTI FRUTTI", e no teatro era encenada a peça "UM PASSEIO NO COMETA", lancada algum tempo depois em VHS, pela Globo Vídeo.



Folheto de lançamento de Cacá e sua turma, pela RGE.

Numero 1 de CACÁ E SUA TURMA, pela RGE, fevereiro de 1980.
Teve até comercial de TV, na Globo.



Em 1987, chegam as bancas pela Editora Abril três revistas de Ely Barbosa em substituição as de Maurício de Sousa, que mudaram de editora. Nessa terceira fase, da qual eu participei, não aparecem Os Tutti Fruttis e nem os Amendoins. A Lili, o Dentinho e o cãozinho Cacá também sumiram. As grandes estrelas são Nenê, Fofura e Escovão protagonistas da TURMA DA FOFURA (mensal, 64 págs.). O Gordo que tinha suas aventuras publicadas desde o CACÁ de 1977, ganha revista própria, O GORDO E CIA (quinzenal, 34 págs.). E uma nova turma é lançada na revista PATRÍCIA, (quinzenal, 34 págs.).

Este anúncio, com os personagens convidava novos talentos para trabalhar no Estúdio. E assim vieram: Paulo Borges, Denise Ortega, Tomaz Edson, José Wilson Magalhães, Tina Glória, Sandro Cleuzo, Edde Wagner, Sérgio Morettini e muitos outros. Início de 1987. 


Nos anos 1990, com o fim das revistas, Ely dedicou-se a livros infantis, lançados por várias editoras, como FTD, Maltese, Paulus e nas Paulinas, onde obteve o seu maior sucesso com a série ONDE ESTAMOS, que ainda se encontra nas livrarias.

E quase como para fechar a carreira com chave de ouro, em 2002, o Grupo Sílvio Santos relança com grande sucesso a mesma coleção de livrinhos da década de 70, com narração do apresentador. As artes foram todas refeitas e atualizadas por desenhistas como Mingo de Souza e Ademir Pontes. A fita cassete, foi substituída pelo CD. Mas a essência da obra esta lá. Após esse grande trabalho, Ely foi acometido pelo mal de Parkinson, vindo a falecer em 19 de janeiro de 2007.
Por tudo isso que contei é que o número 1 de CACÁ E SUA TURMA de 1977, é especial.
É o começo dessa maravilhosa história, desse grande artista que tantos outros formou, espalhou alegria e encantamento em quem viveu sua infância entre 1970 e 1990, e deixou muitas saudades.

Quer conhecer mais? Nos sebos, encontra-se muitos exemplares das revistas de Ely.
No facebook, tem o Clube do Ely Barbosa, criado pelo amigo Edson Parisotto, este que também trabalhou no estúdio como eu e produziu o site do Ely, que infelizmente saiu do ar. Acesse:  www.facebook.com/ely.rubens.barbosa onde você vai encontrar várias tiras e hqs dos personagens, o blog http://elybarbosaoficial.blogspot.com/  do amigo Wagner Moloch, e no Youtube, muitos vídeos dos programas postados pelo filho de Ely, Otávio Barbosa.

Dizem que a memória do brasileiro é curta. Mas quando se toca o coração, a gente não esquece nunca mais.





O Jornalzinho do Cacá, era encartado dentro do tablóide Metrô News, distribuído gratuitamente. Foi lançado com uma grande festa na Praça da Sé, em São Paulo, em 15 de março de 1981.

5 comentários:

  1. Obrigado, amigo Alexandre, pela referência. Estamos mantendo a memória do grande mestre Ely Barbosa com todo respeito que ele merece. Mantenho o esboço do site original do Ely Barbosa em http://parisotto.net/sites/ely/ para que tenham uma idéia de como era o site. Apesar do site mesmo, que se perdeu, ter ficado mais completo este foi o ponto de partida. A animação de abertura foi desenhada pelo próprio Ely, com lápis do Mingo. Eu mesmo digitalizei, arte-finalizei e colori no Photoshop e animei no Macromedia Flash. O site de Ely foi ao ar no final de 2003 e permaneceu até meados de 2009. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Edson. Curti muito o site que vc fez e tenho ele todo impresso aqui comigo, rsrsrsrs
    uma pena ter saído do ar, mas temos aí o Clube do Ely no face, os blogs, vamos continuar divulgando a grande obra do nosso amigo e mestre Ely Barbosa. Abração

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É mágico o universo da obra de Ely, ficava fascinado ao ler sua obra, o adoraria te-lo conhecido, assim como seu estudio, parabens pelo seu trabalho
    Obrigado

    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Alê, por volta de 1998 eu fiz roteiros pro Ely em uma revista da Bloch, ANGÉLICA.
    Foi minha última conversa com ele um dia à tarde (quase inteira) lá na Indianópolis.

    ResponderExcluir