domingo, 1 de maio de 2011

DREADSTAR, A CRIAÇÃO MÁXIMA DE JIM STARLIN

CAPA DO NUMERO 1

Em julho de 1990, a Editora Globo colocava nas bancas o seu primeiro título mensal de super-heróis: DREADSTAR, O GUERREIRO DAS ESTRELAS. Era a primeira investida num terreno dominado pela ABRIL JOVEM, que a alguns anos detinha os direitos de publicação dos títulos das duas maiores editoras de hqs dos EUA, Marvel e DC. Um ano antes, a mesma já havia se lançado com grande sucesso no ramo das minisséries com ORQUÍDEA NEGRA, de Neil Gaiman e Dave Mckean, abalando os alicerces da poderosa ABRIL JOVEM.
DREADSTAR, escrita e desenhada por Jim Starlin, é uma saga interplanetária que conta a história de um homem, Vanth Dreadstar, sobrevivente de uma explosão que devastou a Via Láctea, que acaba se envolvendo em uma guerra envolvendo duas forças, a Instrumentalidade, comandada pelo vilão Lorde Papal, e a Monarquia.



Nessa série da Editora Globo, fui chamado para fazer o DECORADO das paginas, pelo ESTÚDIO IMAGIA, do meu grande amigo Nilton Sperb (hoje morando nos EUA). Mas o que seria DECORADO???? Bem, antes do computador ser utilizado para diagramar livros e revistas, tudo era feito na prancheta, com régua, cola e tinta nanquim. As hístórias chegavam da matriz americana em uma cópia PB, chamada "bromuro", e precisávamos remontá-la para ser publicada em formatinho (do tamanho das revistas da MÔNICA). Acontece que, na remontagem, tinhamos que recortar os balões em inglês, e redesenhá-los, com o letreiramento em português. Isso deixava "buracos" no desenho, pois, na tradução, muitas vezes, o texto ficava menor, e consequentemente o balão também. Esses "buracos", eram "decorados", ou seja desenhados por nós, aqui no Brasil, imitando o estilo do desenhista original. Completávamos cenários, personagens, ás vezes, mãos, pés, coisas que não apareciam, pois ficavam atrás de balões,e agora teriam que aparecer...tudo feito a caneta de nanquim. Todos os títulos da ABRIL JOVEM e da GLOBO passavam por esse processo.
Era uma MARAVILHA pegar cenas de mestres como Jim Starlin e ter a honra e o prazer de  completar a cena com o próprio traço!!!

Nessa página, para imitar o tratamento de cores aplicado na ultima cena, recorri a uma escovinha de dentes, borrifando tinta ecoline, para completar as laterais e em volta dos balões.

Em DREADSTAR, fiz esse trabalho a partir da edição 2 e fiquei até o final, na edição 10. Esta série dispunha de um tratamento diferenciado na arte, por ser do selo EPIC da MARVEL, que permitia certas ousadias. Cenas inteiras sangravam nas páginas fazendo uma diagramação arrojada, outras eram pintadas bem ao estilo de Alex Ross, á mão, e isso a diferenciava dos demais títulos de super heróis da época.
A trama se desenrolava em capítulos, você tinha que esperar a edição seguinte para continuar acompanhado a história, que continha todos os chavões do gênero hq: referências bíblicas, espadas mágicas, paixões, extraterrestres, nascimentos e mortes.
Por problemas de contrato, a GLOBO encerrou a série no número 10, com uma tiragem que beirava os 30.000 exemplares. Uma excelente hq, muito bem escrita e desenhada por Jim Starlin e que deixou muitas saudades em mim, pois pude participar da versão brasileira, fazendo um trabalho que desapareceu, assim como outros ofícios que ficaram pra trás, perdidos no tempo, como past-up, titulador...epa, mas o que é isso?

5 comentários:

  1. Oi, Alexandre.

    Foi muito legal descobrir o seu blog e ler este texto sobre Dreadstar. Na época, eu era Editor na Globo e o responsável pelos quadrinhos estrangeiros. Sempre fui fã de Dreadstar e dos trabalhos de Jim Starlin e senti muito a interrupção da série no Brasil. Agora sou Editor na Devir e estou trabalhando nos últimos detalhes da edição "Dreadstar - A Odisseia da Metamorfose", que, finalmente, será publicado no Brasil. Estava dando uma vasculhada na internet para conferir datas etc e acabei "esbarrando" aqui. Foi uma grata surpresa!
    Boa sorte nos seus projetos e sucesso!
    Grande abraço!

    Leandro Luigi

    ResponderExcluir
  2. Leandro. satisfação minha em ler seu comentário! É uma honra ter vc aqui, já que vc é um dos maiores editores de hqs no Brasil! Sinta-se a vontade para opinar sempre! Obrigado pelos elogios! Leia tb a materia que escrevi algum tempo atrás sobre MARVEL FORCE. Vc foi citado. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Jim Starling e Dreadstar são muito bons mesmo!
    Parabéns pelo trabalho. Li na época e adorei!

    Abraços!
    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo, pelas palavras. Dreadstar realmente é muito bom. abração

      Excluir
  4. Incrível, cara, vocês fizeram parte de um trabalho que trouxe muita alegria a muitos fãs por aí, marmanjos como eu (risos). Grande abraço!

    ResponderExcluir