quinta-feira, 25 de outubro de 2012

UM APAIXONADO PELO QUE FAZ


Revista ROCKY LANE. Capa de Primaggio Mantovi. Rio Gráfica e Editora.

Talvez, se não tivesse trabalhado por 24 anos na Disney/Abril, desenhando, escrevendo, editando, coordenando, ensinando e lançando grandes nomes no mercado de quadrinhos, teríamos mais títulos desse grande artista. Pois a vida que o levou a essa trajetória, escondeu o escritor apaixonado por cinema, de texto leve e agradável, mas não o criador e desenhista que participou ativamente do mercado de quadrinhos no Brasil dos anos 1960 a 1990.
Primaggio Mantovi começou sim, lá na década de 1960, no gibi do ROCKY LANE, seu ídolo de infância. Entre as muitas capas que fez, e as histórias que escreveu e desenhou, participou também do gibi do RECRUTA ZERO, outro título importante em sua carreira, que mereceu capas assinadas e histórias exclusivas, já que a RGE (Rio Gráfica e Editora) permitia tal ousadia. Em 1972 lança o palhaço SACARROLHA, criação própria, em um gibi editado pela mesma RGE.


Capa do número 1 da revista Sacarrolha, lançada pela RGE.

O sucesso de seu personagem, o levou a ser contratado pela Editora Abril, onde a partir de 1973, coordena a Escolinha Disney, destinada a formar novos talentos. Sua paixão pelo cinema e pelos filmes de faroeste ficou lá, escondida nos anos seguintes, entre o lançamento de dr. Zôo em tirinhas, do Sacarrolha em merchandising, dos gibis nacionais em que ele batalhou para que cada artista tivesse seu crédito no início das histórias, do gibi dos Trapalhões e sua belíssima Graphic Novel DIDI VOLTA PARA O FUTURO (ganhadora de todos os prêmios em 1991), das adaptações para quadrinhos dos sucessos da Disney nos cinemas (Mulan, Tarzan) e tantas outros projetos que participou e comandou ao longo dos anos em que atuou no Grupo Abril.


Em 2003, o gênero Western, ganha duas obras de fôlego, escritas por Primaggio Mantovi

Na década de 2000, já livre de suas obrigações como diretor editorial, libera sua paixão pelo cinema através da escrita. Sorte nossa. Sai o belíssimo 100 ANOS DE WESTERN, oportuno, já que foi mesmo lançado no centenário do gênero. Obra indispensável para todo amante do cinema, fez muito sucesso e ganhou atenção da mídia em geral, chegando até ao Programa de Jô Soares, onde foi entrevistado. Sua paixão pelo faroeste é tão grande que não coube num livro só. No mesmo ano lança CURIOSIDADES DO WESTERN, com mais informações sobre seus ídolos, seus filmes e bastidores.


Escrito nos anos 1990, LUCIANO apresentou a incrível história do homem que um dia
acorda e percebe que virou uma mulher. Criação de Primaggio Mantovi e
desenhos de Fernando Bonini (1955-2005)

Capa do ALMANAQUE DO SACARROLHA, lançada durante o TROFÉU HQ MIX 2012

Em janeiro de 2005, volta aos quadrinhos lançando o álbum LUCIANO pela Via Lettera. Criação sua, com desenhos do saudoso Fernando Bonini. Em 2007, mais uma vez, sua paixão pelo cinema o leva a escrever O CENTENÁRIO DE JOHN WAYNE, repleto de fotos e com um encarte colorido contendo a filmografia básica do ator e os cartazes de seus filmes. Nesse ano de 2012, o SACARROLHA completa 40 anos e torna-se "a estatueta" da principal premiação de quadrinhos e artes gráficas da América Latina, o TROFÉU HQ MIX. Além disso, ele também volta em uma edição especial intitulada ALMANAQUE DO SACARROLHA, com um material bonito de se ler e ver: formato grande, hqs recoloridas, histórico de capas e o texto gostoso do mestre Primaggio, discorrendo sobre as aventuras de se publicar um personagem próprio no Brasil. Soma-se a tudo isso, palestras, cursos (que já revelaram grandes talentos, especialidade sua, diga-se de passagem), e um sem-número de traduções feitas ao longo desses últimos 10 anos, de hqs Disney, sua outra grande paixão. Aliás, paixão é a melhor palavra para resumir a trajetória de Primaggio. É, e sempre foi um apaixonado pelo que faz. Seja escrevendo ou desenhando.


Almanaque ROCKY LANE, lançado durante o FEST COMIX 2012

E foi com essa mesma paixão, que ele foi buscar, lá nos longíquos anos 1960, o seu cáubói de infância: ROCKY LANE, e o trouxe á vida novamente, através do ALMANAQUE ROCKY LANE, lançado recentemente pela CLUQ-Clube dos Quadrinhos, de Wagner Augusto. E mais uma vez apaixona o leitor, contando a sua história de vida, das idas ao cinema com os pais para assistir aos filmes de faroeste e especialmente os que tinham nos créditos o ator Allan Rocky Lane, a trabalhar nos próprios quadrinhos de ROCKY LANE, na RGE. Sua narrativa nos remete a um boa conversa, pontuada por informações precisas (datas, nomes de filmes, curiosidades, nada o escapa) entre Primaggio e o leitor, que ao meu ver, entenderá porque a carreira desse grande artista sempre foi vitoriosa: porque tudo foi feito com muita paixão.
Paixão que ainda o motiva, mesmo estando com 67 anos, onde nessa idade, muitos já penduraram as chuteiras. Pois vem aí mais um livro. Este, sobre o gênio Walt Disney.
E vamos lá...nos apaixonar novamente.

O TEMPO FAZ OS VERDADEIROS AMIGOS.
Concordo plenamente, Primo!

PARA ADQUIRIR A OBRA ALMANAQUE ROCKY LANE, mande e-mail para:
ou escreva para:
R. João Batista Pereira, 131 - Butantã - São Paulo - SP
05596-090
PREÇO: R$ 35,00 (frete incluso)

6 comentários:

  1. Gostei demais da matéria. Primaggio Mantovi merece todas as homenagens. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo. A gente procura sempre fazer o melhor e o Primaggio merece com certeza! abração

      Excluir
  2. Bravissimo, Alex!!!!!! Primaggio é um mestre de fino trato mesmo. Um desses que aparecem na terra de vez em quando! Temos que homenageá-lo todo dia, se pudermos, e ainda assim estaremos em falta com ele. Ser humano explêndido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bira!!!! Concordo com vc!! Obrigado por prestigiar!! abração!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. GRANDE PRIMAGGIO, PARABENS PELAS SUAS BELAS OBRAS OU SEJA OS DOIS ALMANAQUES: ROCKY LANE E SACARROLHA, ACOMPANHO SEUS TRABALHOS PELAS DIVERSAS EDITORAS PRINCIPALMENTE A RGE, COM SUA GRANDE OBRA SACARROLHA E UM DOS MAIORES HERÓIS DO VELHO E GRANDE OESTE: ROCKY LANE, SOU COLECIONADOR DESTE OS ANOS 50, DE MANEIRA ALGUMA VOU DEIXAR PASSAR ESTE BELISSÍMO TRABALHO: ALMANAQUE DO ROCKY LANE Nº01 E JÁ ESTOU FAZENDO O PEDIDO.
    MAIS UMNA VEZ PARABENS, VÁ EM FRENTE COM SEUS TABALHOS MARAVILHOSOS, PARA GRINGO ALGUM BOTAR DEFEITO.
    DO BAIANO QUE MUITO ADIMIRA, UM SINCERO E GRANDE ABRAÇO.
    AIMAR(LONE RANGER)AGUIAR.
    PS: ESTE E-MAIL É DA MINHA AMADA E QUERIDA ESPOSA, MARIA APARECIDA.

    ResponderExcluir