sábado, 19 de fevereiro de 2011

VISITA AOS ESTUDIOS MAURICIO DE SOUSA

Olha, conhecer esses grandes artistas dos ESTUDIOS MAURICIO DE SOUSA, foi a realização de um sonho! Apesar de já ter trabalhado em outros estúdios como ELY BARBOSA  e DISNEY/ABRIL JOVEM, eu me senti como um garoto vendo de perto seus ídolos! O meu grande amigo e parceiro Altino Lobo me fez o convite e me ciceroneou na visita. Conheci os grandes Enrique Valdez, Lino Paes, José Aparecido Cavalcante, Andréa Furutani, Carlos Kina, e pude reencontrar grande amigos e parceiros como Jaime Podavin (de trabalhos na Disney e vários projetos), Gerson de Campos (fizemos juntos A Turma do Arrepio), Rosana Valin (fazíamos Disney), Patricia Zaccharias, grande amiga e parceira no tablóide de hqs Kidnews. Foi uma manhã maravilhosa. Pena que só vi o Mauricio de relance. Mas na próxima visita ele não me escapa. Valeu, gente!
Gerson de Campos abraça Altino Lobo, pondo a mão na cabeça do arte finalista Jaime Podavin.
Rosana Valin e Patricia Zaccharias. Excelentes arte-finalistas.
O mestre das capas da MSP: Mauro Souza.

A PRIMEIRA "GRAPHIC NOVEL" DISNEY

Em 1989, fui contratado pela Editora Abril Jovem. Entrei pelas mãos do grande Izomar Camargo Guilherme, um dos maiores desenhistas Disney do Brasil. Comecei a trabalhar com outro grande desenhista Euclides Miyaura (Chin), meu grande amigo e compadre. Lá, em 1991, tive a oportunidade de participar de um grande projeto, talvez o meu melhor trabalho em quadrinhos até hoje. A graphic novel Disney PATRULHA DO UNIVERSO. Fiz teste de três páginas colorizadas á mão, com ecoline, e fui aprovado pela matriz americana. O roteiro é de Gerson Teixeira, o desenho de cenários do mestre Watson Portela, os personagens de Eli León, a arte final de Antonio Lima . Como os quadrinhos seriam pintados á mão, a Abril me mandou trabalhar em casa, durante trinta dias, para que cumprisse o prazo, que era bem apertado. Foi lançada em abril de 1991, e como a matriz americana na época vetada o nome dos criadores de hqs Disney, o grande jornalista Marcelo Alencar creditou a nós todos nessa brilhante matéria publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO.

Página da graphic novel PATRULHA DO UNIVERSO. O roteiro genial de Gerson Teixeira, misturava Arthur Clarke, Moebius e Guerra nas Estrelas aos patos da Disney.

O COMEÇO NO "ESTUDIO ELY BARBOSA"

Pois é. Comecei a trabalhar com quadrinhos em 1986, nos Estúdios Ely Barbosa. Fazia as cores, letras e acabamento das hqs que saíam pela Editora Abril. Aliás, as revistas foram lançadas pela Abril em substituição a Mauricio de Sousa, que acabara de ir para a Globo-Rio Gráfica. Era uma equipe maravilhosa, chefiada pelo grande Ely Barbosa, que infelizmente já nos deixou. Ely deu oportunidade, não só a mim, mas a grandes talentos dos quadrinhos e ilustrações. Tive a oportunidade de trabalhar com Aparecido Norberto, Paulo Borges, Eduardo Vetillo, Sergio Morettini, Roberto Goiriz, Mingo de Souza, Denise Ortega, Tomaz Edson, José Wilson Magalhães, Edde Wagner, Vera Tolaine, Tina Gloria, Genival de Souza, Vanderlei Feliciano. Por lá também passaram Bira Dantas e Arthur Garcia. Excelentes artistas e grandes amigos. Veja o que o JORNAL DA TARDE publicou na época do lançamento de TURMA DA FOFURA n. 1. e em seguida a matéria no Caderno2.

ESTUDIO ELY BARBOSA
De agasalho branco: Vanderlei Feliciano (arte final), ao seu lado Fleury de Oliveira (colorista). Paulo Salles (desenhista) abraça Denise Ortega (roteirista) e Suely Ortega (contato). No alto: Tina Gloria (roteirista) e Moisés Reis (arte final). Agachados, da esq. p. a dir: Roberto Goiriz (desenhista), de blusa branca Vera Tolaine (colorista), Paulo Borges (desenhista) está atrás de mim, que estou bem na frente ao lado da colorista Albani. 

domingo, 6 de fevereiro de 2011

NOVO TRABALHO EM 2011

Estou torcendo para que esse trabalho seja lançado em 2011. Trata-se do novo livro da personagem LUANA (a primeira heroína negra da hq brasileira). Produzi esse livro entre agosto de 2009 e junho de 2010. O texto é de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino. Chamei para desenhar, o meu amigo Mingo de Souza. Na arte final tive a honra de ter o brilhante trabalho de José Wilson Magalhães, que é simplesmente o arte-finalista do WOLWERINE, nos desenhos de Renato Guedes para a Marvel! Um privilégio para poucos. E acabei fazendo as cores de todas as ilustrações. Fazia tempo que nao encarava um trabalho de colorização  inteiro! Mas como o tempo era curto, meu amigo Fernando Ventura me ajudou em algumas cenas. O livro é uma mistura de livro infantil e história em quadrinhos. Mas a obra só sai se o Aroldo conseguir patrocínio. Estamos todos torcendo. Para quem não conhece a LUANA, leia a matéria que o Sidney Gusman fez pro UNIVERSO HQ: http://www.universohq.com/quadrinhos/2005/n25022005_03.cfm

MORETTINI

Estive presente na homenagem que o Sergio Morettini recebeu sendo entrevistado no projeto MEMORIA DAS ARTE GRÁFICAS. Tinha a obrigação de ir, porque além dele ser um amigo, quase um irmão, meu trabalho está extremamente ligado ao dele. Produzi as 4 edições do seu personagem MICO LEGAL, em 2001/2002 pela Editora ESCALA. Ele mesmo disse nesse dia para a plateia, que me considera co-autor do personagem, o que eu discordo. Temos muitos trabalhos em parceria nesses vinte e tantos anos de amizade. Veja em http://humorettini.zip.net/ a carreria desse grande desenhista e as nossas parcerias.  Na foto acima, da esquerda para a direita, Eu, Sérgio, um novo colega cartunista e Altino Lobo (desenhista dos Estudios Mauricio de Sousa). Atrás, Morgani e o grande Marcelo Alencar, que foi o mediador. Valeu, Sergião!!!!
Essa é a minha hq de estreia da nova série de A TURMA DO ARREPIO. Fiz as cores. Saiu em julho de 2009. Fizemos um total de 8 edições bimestrais, até setembro de 2010.

A TURMA DO ARREPIO

Como eu sempre digo para meus amigos: QUADRINHOS É A MINHA CACHAÇA! Vicia e vc quer sempre mais. No meu caso, não é desenho, pois nos quadrinhos atuo como COLORISTA. E foi querendo curar a minha dependência dessa arte maravilhosa que eu procurei o CESAR SANDOVAL, quando soube do relançamento da TURMA DO ARREPIO em maio de 2009. O numero 1 estava para sair, e eu queria trabalhar na revista. Na verdade, queria trabalhar com o Cesar, desde 1990, quando do lançamento da série original, mas trabalhava na ABRIL JOVEM (Redação DISNEY) e fazia frila pra um monte de editoras. Aí o Cesar, me passou uma história, eu colori, sem conhecer a cor original, e foi aprovada, saindo no numero 2. Daí, assumi a revista inteira e fizemos uma parceria maravilhosa durante um ano e totalizamos 8 edições do remake da TURMA DO ARREPIO, pela Editora AS AMÉRICAS. Um grande trabalho que eu adorei fazer e espero que os leitores tenham gostado.